O Outubro Rosa é a campanha de prevenção contra o câncer de mama, porém as mulheres devem trocar a fitinha cor-de-rosa pelos vegetais de cor laranja se realmente quiserem melhorar suas chances de lutar contra a doença que mata dezenas de milhares de mulheres a cada ano.
Pesquisas mostram que mulheres que consomem maiores quantidades de frutas e vegetais ricos em Carotenóides reduzem o risco de câncer de mama em 19%, de acordo com a pesquisadora Susan Levin, diretora de educação em nutrição do “Comitê Para uma Medicina Responsável” e autora do guia “Aplicando os Princípios de Prevenção em Nutrição e Câncer”, o qual foi publicado no American journal of nutrition.
Carotenóides são pigmentos coloridos encontrados em plantas que fornecem um amplo aporte de antioxidantes anti-cancerígenos. Mulheres devem consumir 3 a 6 mg ao dia de betacaroteno, encontrado em vegetais verdes escuros, laranjas e vermelhos. Uma batata doce média contem 2 a 3 vezes a recomendação diária de beta-caroteno, o que reduz o risco de câncer e estimula o sistema imune.
Outras boas fontes de beta-caroteno são:
Alimentos ricos em
Carotenoides |
Porção | Beta-Caroteno |
Espinafre
Couve Mostarda verde Cenouras Abóbora Abóbora Melão Cantaloupe Pimenta vermelha |
uma xícara (cozida)
uma xícara (cozida) uma xícara (cozida) 12 mini cenouras 1 copo em cubos (cozido) uma xícara (purê) uma xícara (cortado) uma xícara (picado) |
11.3 mg
10.6 mg 10.4 mg 10.1 mg 9.4 mg 5.1 mg 3.2 mg 2.4 mg |
Além de vegetais ricos em carotenóides, produtos de soja naturais, como edamame e grãos de soja, trazem benefícios de proteção para prevenção do câncer e saúde em geral. As mulheres devem ainda limitar ou evitar o álcool, produtos lácteos, e carne vermelha e processada.
fonte: http://www.pcrm.org/…/orange-is-the-new-pink-this-breast-ca…