Dicas de alimentação para a vida: quanto mais naturalmente colorida for a sua refeição, mais propensa ela será a ter abundância de nutrientes anticancerígenos. Os pigmentos que dão a cor brilhante às frutas e vegetais representam uma variedade de compostos protetores. O cartaz abaixo mostra o poder anticancerígeno e estimulante do sistema imune de diferente alimentos coloridos.
Vermelho: cor presente nos tomates e produtos feitos com tomates, melancia, goiaba. São ricos em Licopeno, um antioxidante que reduz o risco de câncer de próstata.
Laranja: presente em cenouras, inhame, batata doce, manga, abóbora. Possuem Beta-Caroteno que estimula o sistema imune, sendo um poderoso antioxidante.
Amarelo-laranja: é a cor das laranjas, limões, mamão papaia, pêssegos. Contém Vitamina C e Flavonoides: inibem o crescimento tumoral, desintoxicam substâncias nocivas.
Verde-escuro: é a cor presente no espinafre, couve e outras verduras ricas em Folato: constrói células saudáveis e material genético.
Verde: brócolis, couve-de-bruxelas, brotos, repolho, couve-flor. Sao ricos em Indol e Luteína, eliminam excesso de estrogênio e carcinógenos.
Verde-branco: alho, cebola, cebolinha, aspargos. A substância presente é o Sulfeto de Alilo: destrói células cancerígenas, reduz a divisão celular e ativa o sistema imune.
Azul: cor presente em uvas, mirtillos, ameixas. Possuem o composto Antocianina: destrói radicais livres.
Roxo e vinho: uvas, amoras, ameixas. São ricos em Resveratrol: diminui a produção de estrógeno.
Fonte: PCRM.org
Clique no link abaixo para ver a versão em PDF.